
Sobre o Projeto
O projeto IRENE tem como objetivo salvaguardar os membros vulneráveis das famílias europeias de testemunharem e experimentarem atos de violência e abuso e promover a paz entre as famílias europeias.
Os pais, como principais provedores de cuidados tanto para crianças pequenas como para idosos, podem assumir um papel de liderança no apoio a todos os membros da sua família para desenvolver comportamentos e relacionamentos positivos dentro da unidade familiar, se forem desenvolvidas intervenções educativas adequadas centradas na família.
Através do projeto IRENE, a nossa intenção é desenvolver um conjunto de materiais educativos relevantes que apoiem os pais neste papel.
O projeto IRENE é uma parceria Erasmus+ KA220-ADU – Cooperação em educação de adultos que decorre de Novembro de 2021 a Outubro de 2023.
Objetivos específicos
- Apoiar as famílias a tomar medidas para prevenir e erradicar a violência doméstica no seio da unidade familiar, em toda a Europa.
- Apoiar as famílias na abordagem da violência doméstica e do abuso dentro da sua unidade familiar e apoiar os seus filhos no reconhecimento de relações e comportamentos positivos.
- Desenvolver um conjunto de materiais educativos relevantes que apoiem os pais no seu papel de facilitadores da aprendizagem num modelo de aprendizagem familiar.
- Nutrir apoio, confiança, respeito mútuo e compromisso entre todos os membros da família.
- Prevenir casos de abuso e violência na sua unidade familiar.
- Capacitar educadores adultos com habilidades, competências e atitudes necessárias para trabalhar com grupos vulneráveis e implementar o modelo de aprendizagem familiar proposto no projeto IRENE.
Principais Resultados
- Programa para os Pais Construírem Relacionamentos Familiares Positivos.
- Kit de ferramentas de Aprendizagem Familiar – Banda desenhada, revistas digitais interativas e áudio livros.
- Programa de Formação em Serviço para Educadores de Adultos.
Visita o website do projeto: IRENE Project – Family Learning to Address Domestic Violence (irene-project.eu)
Podes seguir também o trabalho do projeto, na página do Facebook