URB-ART

URB-ART

URB-ART

O projeto URB_ART é um projeto europeu que visa promover a educação de adultos em risco de exclusão social através de atividades e conceitos de Educação para as Artes Urbanas. A inclusão social e o empoderamento do público-alvo são o foco das atividades e resultados do projeto. O projeto é coordenado pela EDUCULT (Áustria), em cooperação da Proportional Message (Portugal), ZRC SAZU (Eslovénia), Reykjavík Ensemble (Islândia) e Filmworks Trust (Reino Unido).

Os produtos intelectuais do projeto são:

IO1- O Inquérito Transdisciplinar sobre Educação para as Artes Urbanas irá formular necessidades e desafios nacionais e transnacionais no que diz respeito à marginalização nos campos da cultura e da educação, bem como indicadores de sucesso no que diz respeito à Educação par as Artes Urbanas.

IO2 – O Compêndio de Recursos de Storytelling sobre a Educação para as Artes Urbanas, que visa promover histórias de sucesso de educação para as artes urbanas, com base no Inquérito Transdisciplinar sobre Educação para as Artes Urbanas.

IO3 – O Programa de Formação sobre Educação para as Artes Urbanas, que pretende oferecer oportunidades de educação contínua para educadores de adultos e profissionais da intervenção comunitária.

IO4 – A criação de um Toolkit de Casos de Estudo em Vídeo sobre as Artes Urbanas na Comunidade, que pretende apresentar práticas de sucesso na inclusão de comunidades marginalizadas em programas e iniciativas de artes urbanas.

IO5 – Um documento Político, que abordará as potencialidades da educação transdisciplinar das Artes Urbanas na inclusão social. Com base na análise dos resultados do projeto transnacional, o objetivo é desenvolver recomendações operacionais e políticas para decisores políticos no campo da cultura, educação e assuntos sociais.